Dia Mundial do Meio Ambiente e Fórum Econômico

05.06.10

Menssagem no Dia Mundial do Meio Ambiente

"Junho é o mês do Meio Ambiente e dia 05, o dia Mundial do Meio Ambiente.

Ao redor do mundo, países e regiões, as pessoas vem enxergando as questões ambientais.
Propostas feitas a 38 anos pelo Japão e Senegal foram adotadas pelas Nações Unidas.
Fomos visitar a África e ouvindo diretamente as populações locais, constatamos que uma das causas,a pobreza, está diretamente ligada no desenvolvimento e nos danos ambientais.
Essas pessoas que antes eram auto-suficientes, hoje, por causa da poluição da água devido ao desenvolvimento dscontrolado não podem mais, por exemplo, comer peixe (pescar). A introdução de tecnologia moderna não foi natural ao lidar com os povos tradicioais e o equilíbrio natural de certas áreas foi perdido.
Se toda a vida está ligada uma a outra, assim como em uma pilha de areia, quando lado é retirado, o outro desmorona.
Nossa vida tem se modernizado, porém não podemos deixar de ver que dependemos de toda a vida natural.
A biodiversidade está se perdendo e afetando as nossas vidas. As pessoas que se beneficiam diretamente da exploração do meio natural sentirão o efeito primeiro.
A Biodiversidade é a chave para que o mundo pense sobre conservação.
Pobreza, questões ambientais e mundiais estão todas ligadas.
Bem como os problemas ambientais globais, as qustões ambientais ao redor da sua vida, como por exemplo o lixo,são iportantes. Ainda dá tempo de fazer e pensar sobre o tema.

Hoje,por que nós não procuramos aprender sobre o meio ambiente?
Amanhã, por que não parar um pouco e pensar na natureza?
'Biodiversidade'. Acho que encontramos a palavra chave.
Então, novamente, por que não paramos para aprender sobre o meio ambiente?
Um dia, entre 365 dias, começou.

MISIA."




10.06.2010
Menssagem no Fórum Econômico por MISIA
"Eu desejo verdadeiramente que esta Conferencia Internacional sobre Diversidade Biológica e Cultural traga bons frutos e seja produtiva para todos vocês que estão aqui hoje.
Desde que fui nomeada embaixadora honorária em Março, tive a oportunidade de conhecer várias pessoas,espeialistas e simpatizantes envolvidos em atividades de conservação relativos a biodiversidade.
Eles constantementese dedicam as suas atividades e eu fiquei muito impressionada com o seu comprometimento.
Eu também aprendi que é muito importante conservar e saber usar a biodiversidade, que é essencial nas nossas vidas, de maneira que se adeque a situação de cada área e de cada país já que a bidiversidade difere nas diferentes partes do mundo.

Por exemplo, no meu país Japão, acredita-se que os deuses vivem na natureza. Benções da natureza acredita-se serem presentes dos deuses e nossos ancestrais são muito gratos por isso.
Essa atitude ainda é vista nos dias de hoje. Parece, as vezes, que aquela gratidão que constumávamos ter está sendo esquecida. Entretanto eu sinto que precisamos reencontrar esse senso de gratidão e respeito à natureza com o qual aprendemos o método de conservação da biodiversidade.

Quando visitei a África, aprendi que há situações em que a destruição causada no estilo de vida tradicional no qual o ser humano vivia em harmonia com a natreza, traz as pessoas para a pobreza e as força a mudar o seu jeito de viver.

Desafios pelo mundo, como a pobreza e problemas co-relacionados estão sempre conectados. Muito precisa ser feito para construir um mundo onde todos posam viver felizes.
É necessário que pessoas de diferentes culturas tenham conhecimento mutual de língua e cultura para juntas construírem um futuro sustentável. Para esse propósito, a sabedoria, a experiência e cultura de vocês que estão aqui hoje é muito necessária.

Nós temos apenas 130 dias até o COP10 em Outubro. Eu desejo que vocês tenham discussões muito produtivas aqui em preparação para o COP10."