MISIA e o vice-reitor da UNU (Universidade das Nações Unidas), Kazuhiko Takeuchi conversaram com o diretor do departamento de ciências e natureza do jornal Mainichi, Nakai Kazuhisa. Confira trechos da entrevista:
(Nakai) MISIA, eu li que você deixou a África sabendo muito mais sobre proteção à natureza?
(MISIA) A tradição africana, as pessoas que vivem lá, tem uma grande sabedoria sobre como viver bem com a natureza. A rápida modernização do mundo deixou de lado essa tradição.[...] Em 2009, fui a Mali para aprender mais sobre a água. Povos nas aldeias que não tem água potável vivem da água subterrânia.
[...]Eu acredito que podemos respeitar a natureza e mesmo assim viver bem, é muito importante reaprender a forma tradicional de vida.
(Nakai) Eu vejo que nós precisamos aprender a viver assim.
(MISIA) Sim. Eu sinto que o meio ambiente, os seres humanos, a pobreza, tudo está sendo questionado assim como a biodiversidade. Fico muito feliz quando vejo as pessoas fazendo essas perguntas.
(Takeuchi) Concordo, acho que você está certa. A modernização foi um dos principais fatores que nos levaram
a atual situação ambiental. Mas muitos outros fatores estão ligados a modernização.[...] No século XXI devemos considerar que a prioridade é a sustentabilidade ambiental global. Por exemplo, as mudanças climáticas, a redução da biodiversidade e degradação dos ecossistemas.[...] Nos países em desenvelvimeno deixou de se pensar no bem estar humano, na felicidade. Pensa-se apenas na economia na riqueza, nos lucros. [...]
(MISIA) [...]Como no caso de Tsushima, antes de estar protegida as pessoas não tinham conhecimento sobre a biodiversidade, sobre como ultilizar-se dela amigávelmente.[...] A biodiversidade é algo que encanta, e agora eu tenho esse copromisso, tenho essa visão diferente de olhar para a vida e para as questões ambientais.
(Nakai) Eu acho que algum tipo de incentivo, torna mais fácil de mudar as coisas, nos habituando a viver dessa maneira e se beneficiar dessa mudança.
[...]
A segunda parte da entrevista fala sobre a divulgação da biodiversidade através da música.
(Nakai) A palavra "biodiversidade" em si, não é comum ao dia a dia, é confuso para quem não está familiarizado. MISIA foi nomeada embaixadora do COP10. Uma idéia para disseminar essa palavra, tornando ela comum em atividades musicais.
(MISIA) Um desses foi o dia 22 de Maio (dia Mundial da Biodiversidade) em que pude apresentar, através do lançamento do site SATOYAMA BASKET, mais sobre a biodiversidade. Muitas pessoas já aprenderam a importância e vieram me falar.
Em julho ainda muitas pessoas vão aprender nos shows ao vivo que farei.
[...]
A música é uma maneira mais fácil, de despertar o interesse na biodiversidade. Desejo ,uito poder fazer isso.
(Nakai) MISIA, trabalha para divulgar essa mensagem, para todos nós que vivemos na biodiversidade.
Na entrevista, MISIA ainda comenta sobre as dificuldades na Africa e dá exemplos de como a extinção das espécies é impactante sobre a vida das pessoas. A cantora e o vice-reitor ainda comentam sobre o COP10 que acontecem em Outubro ressaltando que esperam boas respostas desse encontro.
Confira a parte 2 em breve.